Fim de ano chegando, visão geral.

Bom pessoal, mais um fim de ano, e como de costume, retrospectiva por todos os lados. Bom, farei a minha, no que diz respeito a minha experiência com o Modo.

Nesse ano, em março +/-, terminei o meu curso de Animação 3D, usando o 3D Studio Max. Não conseguia treinar muito em casa, já que o uso Mac, da Apple (a mesma empresa do iPhone e iPod), que não utiliza windows e que não tem 3DS Max. Bom, não estava muito feliz com a situação, então sai em busca de um software que rodasse no meu Mac. Usei o trial do Cinema 4D. Interessante, mas algo nele não me agradou. Próximo, Silo. Não consegui nem instalar a versão trial, dava erro. Próximo, Maya. Instalei a versão de Estudante, que tem diversas limitações. Sei lá, a interface dele é confusa e por preguiça, não fui a fundo (tenho ele ainda). Próximo, Modo! Opa! Gostei dos resultados, funciona em Mac (em Windows também), interface intuitiva e também possui bastante material para estudos. Acabei ficando com ele e estou gostando muito. Depois até pensei, “Bom que não tem Max para Mac”, já que hoje, se puder escolher entre os 2, fico com Modo. “Haha, vai se dar mal, porque no Modo não se faz animações complexas como no Max!”. É, mas isso está mudando. Cada versão que sai, é acrescentado módulos de animação. Abre o olho AutoDesk! (Tem imagens no post!)

Bom, mais isso tudo só foi possível a partir do momento que sai do meu antigo trabalho, tendo mais tempo para estudar 3D. Percebi que é muito mais do que “apenas” dominar a ferramenta, tem que ser observador (do mundo a nossa volta), ter uma biblioteca de referências ajuda bastante, e sempre estudar mais, ler mais, assistir mais animações/filmes (live action), e treinar muito. Desde o começo dos meus estudos com o Modo, percebo que melhorei bastante, e isso pode ser visto aqui pelo Blog, dos primeiros posts até agora.

Uma outra questão interessante, é quanto à isso ainda: Qual programa de 3D usar?!

A resposta pode ser um pouco vaga, mas não deixa de ser verdadeira: Depende do uso, mas o melhor programa é o que te atende. Explico. No Brasil dizem que se usa mais Max, e lá fora Maya. Não tenho estatísticas para comprovar isso, mas a maioria dos meus conhecidos usam ou um ou outro. O Modo atende muito bem no quesito foto realismo. Maya e Max são mais versáteis, mas acredito que são mais utilizados em animações. Se você quer entrar em um estúdio, bom é aprender a usar o que eles usam. Se for abrir um estúdio/agência, veja o que atende melhor (há clientes que não exigem que você use um determinado programa, só que o render/animação no prazo certo). Vou dar exemplo dos que conheço e o uso:

  • Google Sketchup: É mais simples que os demais programas de 3D, bastante utilizado para arquitetura (representa bem, mas não é muito realista);
  • Modo 3D: Intuitivo e poderoso, porém ainda limitado quando se trata de animar. Utilizado para campanhas publicitarias, já que é bem realista.
  • 3D Studio Max e Maya: Mais completos que os outros. Utilizados para qualquer proposta, seja games, animação ou estático. Os dois pertencem à Autodesk.

Só dei exemplos. Não quer dizer que não posso usar o Modo para o que eu quiser, entendem?!

Algumas imagens feitas pelo pessoal, usando Modo!

Na parte de Galerias, no site da Luxology, tem várias imagens.

Esse é do Gelmi, brasileiro.

Fico por aqui. Não sei dizer se esse é o último post, mas…

Abraço! Feliz natal e que o próximo ano seja melhor que esse!

Anúncios

Sobre Denis Nascimento

Denis Francisco do Nascimento tem 24 anos e desde pequeno sempre gostou muito de desenhos, queria ser desenhista quando maior fosse! Não sei se por desleixo ou falta de "dom", ainda não sabe desenhar direito... =P... Acabou conhecendo a modelagem e animação 3D e gostou muito. Pintura também acha interessante! =)
Esse post foi publicado em 3D, Geral, Modo Luxology e marcado , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Fim de ano chegando, visão geral.

  1. Gabriel disse:

    Grande Deniito…
    Ja faz um tempo que não passava por aqui..

    Que o modo faz coisas impressionantes é fato e que você esta mandando muito bem, também éé.. continue estudando e melhorando cada vez mais.. Você vai ser parte do DonaldMouse Studios. ahhahaha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s