O tão esperado filme Rio!

Bom, confesso que me decepcionei um pouco com esse filme. Todos gostaram muito, acharam o máximo, escutei até “melhor filme brasileiro feito em 3D”. Opa, tem coisa errada aí, não? O filme não é brasileiro, apenas o Diretor é. Acredito que muito estão familiarizados com o nome dele, Carlos Saldanha, diretor dos filmes “Era do Gelo” 2 e 3. Achei que por ser pelo menos o diretor brasuca, veríamos algo diferente de favela, praia e carnaval… Engano. Não sei, acho que tenho um certo pré-coneito com produções gringas que tratam do Brasil, com o estereótipo…

estereótipo
(estereo- + -tipo)

3. Ideia, conceito ou modelo que se estabelece como padrão.
4. Preconceito.
5. Coisa que não é original e se limita a seguir modelos conhecidos. = lugar-comum
Essa é a definição do dicionário. Eu moro no estado de São Paulo, no chamado Interior de São Paulo (se não é Região Metropolitana de São Paulo, ou Litoral, é interior), não sei como é no Rio, mas na época de Carnaval não é bem assim como o filme retrata… Todos sambando por aí… =P

Depois dessa introdução chata, vamos ao que interessa, o filme.

Eu sou fã declarado da Pixar e da Apple (o que elas tem em comum? *cof cof* Steve Jobs *cof cof*), mas de uns anos para cá, mais estúdios estão melhorando e crescendo muito, adquirindo o “Know how” (saber como ou, como fazer). Neste caso, a Blue Sky sabe muito bem como animar animais, experiência conseguida através da trilogia “Era do Gelo”. Os humanos, achei eles meio “durões” (essa é só minha opinião), sei lá.

Texturas, cenários, modelos, tudo muito bem feito. Músicas adaptadas na versão dublada, com destaque para a música “Ararinha”, do Carlinhos Brown (a versão em inglês é cantada por Jamie Foxx, o ator que dubla um dos pássaros amigo das araras). Linda. Ela é tocada quando os pássaros e os protagonistas estão em cima de um Bondinho (aqueles de rua). Eu poderia colocar um video do YouTube com a música, mas esse tipo de coisa é retirada de lá, então nem compensa.

A história é boa? Sim, diria até que é original, apesar de eu achá-la um pouco fraca eu não amá-la. “Como assim, não amá-la?” Alguns filmes, eu pelo menos, após assistir, saio do cinema com um sorriso bobo no rosto, achando tudo tão bonito… Leve… Suave… Não sei explicar. São aqueles filmes que não me canso de assistir.

A pequena arara Blu é sequestrada por traficantes de animais e levada do Brasil para os Estados Unidos ainda pequena, não tendo chance de aprender a voar. Já nos EUA, ocorre um problema no transporte e Blu é encontrado por uma humana, Linda, que cuida dele como um amigo. Anos se passam, em um dia qualquer, um rapaz brasileiro chamado Túlio, aparece por lá, na livraria de Linda, dizendo que a sua ave pode salvar a espécie que está em extinção. Depois disso, eles vêm ao Brasil, cenário onde se desenrola do filme, com direito a traficantes, pássaros maus, macacos ladrões, música e cenários bonitos, conhecidos por nós, seja pessoalmente, ou pela TV, mas nunca vistos em 3D.

O casal de araras têm (“tem” acho que com a regra nova) uma relação bonitinha. No começo há alguns conflitos, mas com o tempo, tudo fica bem…

“Mas, você recomenda?” Sim, por que não? Como disse, muitas pessoas gostaram, a qualidade do 3D é muito boa, e vai ficar na memória. De 0 a 10, dou 7,5.

“E o filme tem alguma moral?” Bom, eu diria que temos que seguir nossos corações, fazer coisas que nos dão prazer e estar com pessoas que nos fazem bem.

Para fechar, acho que vale a pena assistir essa entrevista que o Saldanha deu ao Jô. Eu tentei embutir o video aqui, mas não deu certo… Até mais.

Sobre Denis Nascimento

Denis Francisco do Nascimento tem 24 anos e desde pequeno sempre gostou muito de desenhos, queria ser desenhista quando maior fosse! Não sei se por desleixo ou falta de "dom", ainda não sabe desenhar direito... =P... Acabou conhecendo a modelagem e animação 3D e gostou muito. Pintura também acha interessante! =)
Esse post foi publicado em 3D, Animação, Resenha e marcado , , . Guardar link permanente.

3 respostas para O tão esperado filme Rio!

  1. Gisely disse:

    Fiquei com vontade de assistir, porém com uma visão bem mais crítica agora! Ótimas colocações.

  2. deoene disse:

    até que enfim,hein,Denis!
    ainda nao assisti,mas pretendo!
    o Blue Sky Studios é em Conecticut,nao é no Brasil.Logo,a produção é norte-americana,e nao brasileira.
    Mas o nosso querido Carlos Saldanha arrasou.O Chris Wedge participou tambem?
    enfim,demorou mas escreveu,fique com Deus!

  3. Pingback: Kung Fu Panda 2, melhor que o primeiro? « Blog do Denito

Deixe um comentário

